Avançar para o conteúdo principal

Destino Caluquembe

IMG_0411
Gente simpática e trabalhadora com os que passei uma jornada cirúrgica inesquecível, obrigado

Aproveitando o ultimo feriado prolongado decidimos fazer uma nova jornada do projecto OSF (Ortopedia Sem Fronteiras)em pareceria com  a Igreja Evangélica Sinodal de Angola (IESA),na pessoa do Dr Stephen Foster, no Lubango. Desta vez fomos até Caluquembe, onde a IESA tem um dos hospitais mais antigos do pais,por sinal, o único que presta serviços médicos por essas bandas. Chegamos na 6ta e logo começamos a actuar,operamos uma psedoartrose da tíbia num jovem victima de accidente de motorizada,fizemos enxerto ósseo de cresta ilíaca e colocamos um fixador externo, tal e como seria recomendado em qualquer hospital de referencia.

Sempre imaginei que o Hospital de Caluquembe fosse mais o menos como um centro medico,mas estava totalmente enganado,trata-se um hospital com 300 camas, que tem uma maternidade,salas de internamento para crianças e adulto, bloco operatório e uma escolha de enfermagem,tem um corpo medico formado por  um casal de médicos expatriados, que residem com os seus filhos dentro do perímetro do hospital.

IMG_0409
Mapa Cirúrgico do sábado. 19 pacientes, operamos 15

“A maior parte do atendimento é feito por enfermeiros formados na escola do hospital e periodicamente os médicos do Centro Evangélico de Medicina de Lubango(CEML) fazem uma visita de 3 dias para resolver os casos mais críticos.”

Fiquei surpreso pela capacidade de trabalho do pessoal, que mesmo em condições adversas,com carências de agua e luz, entre a quinta feira e o sábado foi possível operar mais de 20 pacientes de problemas diversos. Por exemplo, sábado das 8 as 16 horas operamos pacientes com osteomielite cronica no fémur e na tíbia,uma fractura do fémur com 7 semanas de evolução, uma gangrena da perna, uma fístula vaginal,uma criança com pé boto recidivante bilateral,uma fractura da mandibula, etc. Cirurgias feitas não nas melhores condições, mas certamente com dedicação e profissionalismo,nenhum dos pacientes teve complicações intra-operatórias.

Fratura de fémur com 7 semanas de evolução
Fratura de fémur com 7 semanas de evolução

O Hospital Evangélico de Caluquembe é a única opção de atendimento medico de urgência em toda essa zona, provavelmente a senhora que durante a nossa visita foi operada de um embaraço ectopico teria graves complicações caso fosse transferida ao Hospital Central em Lubango que dista a mais de 150 Km, e o mesmo aconteceria com o paciente da grangrena na perna, de ai a importância duma atenção especial a esta instituição, para já, dois médicos e 300 leitos e uma equação que evidentemente não favorece um atendimento satisfatório.

O paciente do fémur após cirurgia
O paciente do fémur após cirurgia

Deste ultimo episódio do nosso projecto, só me resta agradecer o carinho com que fui recebido em Caluquembe, agradecer ao Dr Foster e sua esposa Peggy pela hospitalidade e pelo culto muito lindo na sua igreja no domingo antes do regresso,sem esquecer ao pessoal da SONAIR que fez tudo, mas tudo mesmo para que o voo fosse o mais confortável possível, a todos muito obrigado e até Novembro,em  que estaremos novamente juntos numa jornada de 2 semanas que espero seja ainda mais proveitosa.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A ortopedia em Angola. Realidade e desafios

A Sinistralidade rodoviária foi o tema principal do primeiro congresso da SAOT, a Sociedade Angolana de Ortopedia e Traumatologia, tudo indica que será o tema principal em muitos outros. Infelizmente, continuamos a enfrentar, agora com mais dificuldades, a mesma epidemia de trauma. Protelamos muitos problemas ortopédicos graves da população, simplesmente, porque estamos limitados ao tratamento principalmente, das víctimas dos acidentes. O nosso  passivo de doentes com deformidades, de infecções recorrentes e de tumores sem tratar é cada vez maior. A situação actual em quase todas as instituições de saúde, publicas ou privadas pode ser resumida assim: A epidemia de trauma desborda a capacidade de atendimento dos ortopedistas. Mais do 80% da actividade cirúrgica está dirigida ao tratamento das fracturas e suas sequelas. Isto consume recursos, tempo e vocação profissional. Os acidentados lotam practicamente todas as camas disponíveis. Os serviços ficam sem espaço para internar doentes com...

Por que políticos africanos procuram cuidados médicos além fronteiras?

 Numa tendência cada vez mais prevalente e intrigante, políticos africanos cruzam as fronteiras do seu país, em busca de cuidados médicos. Essa prática, que desperta questionamentos sobre a qualidade e eficácia dos sistemas de saúde em seus próprios países, é um fenômeno digno de escrutínio e reflexão. Embora seja compreensível que indivíduos influentes busquem os melhores tratamentos disponíveis, a questão ganha dimensões peculiares quando se trata de líderes e representantes políticos. Afinal, esses são os mesmos indivíduos que deveriam, em teoria, estar comprometidos com o aprimoramento dos sistemas de saúde internos e com a garantia de atendimento de qualidade para todos os cidadãos. Uma das razões frequentemente citadas para justificar essa busca fora das fronteiras é a falta de infraestrutura adequada nos sistemas de saúde africanos. Em muitos países do continente, a carência de equipamentos médicos de ponta, a escassez de medicamentos essenciais e a insuficiência de recursos...

Conheça a nova abordagem da dor crónica

A dor sempre foi objecto de estudo do ser humano e tem um caráter subjectivo, podendo ser compreendida de forma diferente por cada pessoa. Enquanto a dor aguda é um sintoma de alerta e está relacionada a afecções traumáticas infecciosas ou inflamatórias, sendo bem definida e transitória, a dor crónica é caracterizada como aquela que persiste além do tempo necessário para a cura da lesão, com um processo com limites mal definidos, sendo, deste modo, uma doença em si própria. A Terapia Cognitiva (TC) ou Terapia Cognitiva Comportamental (CBT) foi desenvolvida pelo Dr. Aaron T. Os fisioterapeutas ajudam os pacientes a superar as dificuldades, principalmente a dor, trabalhando com seus pensamentos, comportamentos e reacções emocionais. O fundamental é procurar entender o problema apresentado, a situação actual da vida, o funcionamento global do indivíduo ao longo do seu desenvolvimento, suas experiências traumáticas observando como ele organiza a sua própria história como se relaciona ...