A ultrassonografia é útil no diagnostico das fracturas em crianças e tem uma precisão superior a 90 por cento, disse a doutora Ingrid Rabach, do IRCCS Burio Garofoldo, Trieste, Itália.
A ultrassonografia permite realizar uma avaliação com alta resolução do córtex ósseo, sem exposição a raios ionizantes. Vários estudos demonstram que médicos das urgências, com treinamento adequado, conseguem diagnosticar facilmente fracturas pediátrica.
A equipe da Dra Rabach avaliou a precisão da ultrassonografia realizada por um radiologista experiente. Com a radiografia comum (2,6 por paciente) diagnosticou uma fractura em 79 meninos (38,7 por cento), conforme publica a equipe no Arquive of Disease in Childhood.
Quando outros radiologistas revisaram as fracturas com o ecógrafo, as identificaram com uma sensibilidade de 91,7 por cento, e uma especificidade de 97,6 por cento (versus as radiografias), com um valor positivo de 96 por cento e um valor negativo de 94,6 por cento relativamente ao prognostico.
Nas urgências, a ultrassonografia proporcionou resultados similares: sensibilidade de 91,5 por cento, especificidade de 96,8 por cento, valor predictivo positivo de 94,7 por cento e valor predictivo negativo de 94,8 por cento. A coincidência entre os resultados que obtiveram ambos os grupos de especialistas foi excelente.
“Nossa experiência indica que o exame com ultrassonografia é rápido (3 minutos), seguro e sem stress significativo nos meninos -assinalam os autores-.
Com a técnica de imersão em agua, se maximiza a visualização dos tecidos. A água por outro lado, alivia a dor e evita o contacto direito da zona lesada com o transdutor”.
“Nos casos em que o exame físico não sugere uma fractura, se a ultrassonografia for negativa, pode se evitar fazer uma radiografia -disse Rabach-, todavia nos casos em que se detecta uma fractura com o ecógrafo, recomendamos fazer uma radiografia para definir melhor o tratamento”.
Eu utilizo a mais de 10 anos meu ecógrafo portátil para diagnosticar fracturas nas crianças. O método tem sido muito eficaz em fracturas de ossos longos e vital na detenção de liquido intra-articular. Nas fracturas em rodete ou nas fissuras, nem peço radiografias complementarias. Embora meu ecógrafo não tem uma resolução muito famosa, a imagem tem suficiente qualidade para diagnosticar este tipo de lesões.
Comentários
Enviar um comentário