Quando você se machuca, independentemente da gravidade da lesão, a recuperação tem dois elementos estreitamente ligados: O físico e o mental.
A maiorias das vezes as pessoas esquecem a necessidade de se recuperar mentalmente. Assim o dano emocional invariavelmente vai muito além da recuperação física.
Tras sofrer um disturbio, traumático ou por doença, o individuo fica limitado em fazer certos tipos de actividades . Psicologicamente pode ser devastador se não mudar de actitude. Felizmente há várias formas, já comprovadas cientificamente, para permanecer mentalmente positivo enquanto recupera a condição física.
Veja algumas dicas todas derivadas da minha experiência como médico e também como alguém que já ficou machucado (queda de moto):
- Pratique a gratidão. Embora seja difícil lidar com uma lesão, agradece o facto de ainda estar vivo. Talvez agora tens a possibilidade de fazer outras actividades que não podias antes por falta de tempo. Tempo é algo que não vai faltar agora
- Mude a perspectiva. Coloque o tempo e a energia que você usaria normalmente para exercitar-se, em recuperar-se. Algo importante, porque você está descansando não significa que é improdutivo. Descansar permite curar mas também permite criar intelectualmente, o que é produtivo.
- Mantenha um diário. Sim, quando sentir dor, mantenha um diário da dor. Registe o comportamento dela. Coisas como se foi embora rápido, demorou hoje um pouco mais? Quanto tempo levou? O que fez para ela diminuir? Essa estratégia pode aumentar a confiança na sua recuperação.
- Estabeleça metas. A diferença entre etapas e obstáculos está no objetivo final. Se mantém a atenção no objetivo final, a sua recuperação, cada obstáculo na cura, será visto como uma etapa a ultrapassar. Defina metas novas para si mesmo e ficará feliz quando começar a alcançá-las.
- Concentre-se nas coisas que pode controlar. Por exemplo, a dieta, a hidratação, os analgésicos. Dependendo da lesão, também pode encontrar maneiras alternativas de se exercitar. Se você tiver uma lesão no braço, tente fazer mais trabalho nas pernas, como agachamentos com peso corporal. Se machucou a perna, tente trabalhar os braços. Isso mantém sua mentalidade positiva.
- Encontre um hobby. Direcione sua energia para outra coisa que goste, como cozinhar, escrever um blog, fazer um curso no Youtube, etc.
- Medite. Ficar concentrado na respiração acalma o sistema nervoso e reduz o estresse.
- Cumpra com o programa de reabilitação. Fazer mais reabilitação do que o recomendado não o cura mais rapidamente, e fazer menos do que o recomendado pode atrapalhar a recuperação.
- Não se isole. Tente manter sua rotina social normal o máximo possível. Se estiver comunicando e socializando regularmente com a família e os amigos, não se sentirá tão deprimido.
- Mantenha-se positivo. Saiba que qualquer assunto em que nos fixamos o nosso cérebro tem tendência a magnificar-se. Por vezes o dano psicológico consecutivo a um dano tecidual perdura mesmo depois da sua cicatrização.
Comentários
Enviar um comentário